2 de agosto de 2010

Uma noite de insônia: inquietação...

O assunto...
             Três mulheres e uma rodada de cerveja. E o assunto? O ato de questionar! Questionar a vida, o mundo, as pessoas. O ato de nos colocar como críticos do mundo e de nós mesmos. E por que deste assunto? Porque questionando o mundo nos tornamos inquietos e angustiados. E essa angústia, essa inquietação, nos persegue e consome em todos os momentos. Nos abastecem de ressacas morais e crises existenciais. De noites de insônia!

                E esse vício de questionar nos faz, muitas vezes, ser o que muito desprezamos, prepotentes e cheios de verdades!!! Nos vestimos de preconceitos (bobos) e definições sobre o que é certo ou errado sobre tudo. Mas ao mesmo tempo conseguimos desconstruir essa verdade e perceber que há outras lógicas, outros entendimentos... E o nosso (o meu) é só mais um! E é justamente essas idas e vindas de pensamentos e construções que nos inquietam e nos angustiam...

Esse foi o assunto! 

O meu questionamento...
              Às vezes eu acho que sou menos feliz que os outros justamente por questionar tanto o mundo. Acho isso toda vez que passo pela minha rua e insisto em perceber tudo o que acontece no trajeto até minha casa. Vejo todos os dias pessoas que moram em uma casa do tamanho de um cômodo e estão sempre em suas portas, jogando conversa fora, vendo futebol na TV do bar, cheias de criança em volta... E vivem o mundo com o pouco que a vida oferece!

              Defino como pouco (julgo como pouco no meu momento de prepotência), pois vejo o mundo como algo infinito e que é tão pequeno reproduzir o que todos fazem há séculos. Acho tão sem sentido seguir na corrente da rotina e dos padrões que devemos tomar como nossos. E me inquieto por saber e sentir que o mundo é do tamanho do horizonte e eu só experimento o pouco que a vida me oferece, pois sigo na corrente da rotina.

                 Essa é minha angústia e por isso, eu nego o que é padrão e questiono a vida e o mundo a minha volta...

Um comentário:

  1. Nossa, quanto desassossego, quanto nervosismo, quanta... inquietação! Quantas coisas nos causam noites de insônia... E quantas coisas acontecem (internamente) nessas noites! Muitas vezes é preciso uma crise para que enxerguemos a realidade, para que saiamos da Matrix. Pode ser que no mundo real não consigamos desviar de tiros, mas só de enxergar com mais clareza e identificar falsos padrões, já vale a pena! Uma coisa é verdade: não é porque "é" que tem que ser. A pergunta mais adequada não é "Por quê?", mas "Por que não?". Nas minhas noites de insônia também fiz os meus questionamentos e cheguei a esses resultados. (Bem, eles funcionam para mim...) Mais vale o tombo do que a privação, não é mesmo? Claro que isso não é uma apologia à inconsequência! Muito pelo contrário: prudência é a alma do negócio! É com a prudência e com a verdade que fazemos os questionamentos certos e chegamos onde queremos. Às vezes com desvios, às vezes com atalhos. O fato é que se realmente queremos, nós podemos! Outra coisa também é fato: que a sensibilidade feminina sempre dá uma ajudinha... ;-)

    ResponderExcluir